sábado, 11 de abril de 2015

O MUSEU REIMAGINADO - Encontro de profissionais de museus da América


Chamada da Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-americanos da UFSC para 2015

REVISTA LANDA - UFSC

Chamada para publicação - 2015/2

[Visualizar PDF]

Prazo para envio dos ensaios: 30 de agosto de 2015.
Escrituras do Eu
O mistério das escrituras do eu – da própria noção de escrituras e do outro que sou eu – permanece intocado no decorrer do tempo, embora tenha visivelmente chamado a atenção de filósofos, ensaístas e críticos de arte em geral a aceleração que conheceram durante as últimas décadas. Esta aceleração carrega em si, de modo simultâneo e contraditório, os traços da banalização e da complexificação, da frivolidade e da angústia, da leveza e da obsessão. A tendência contemporânea à auto-arqueologização, como destacou um dia a crítica Beatriz Sarlo, é um fato, assim como o é a pulsão de conservação e destruição que marcam a ferro e fogo a febre de arquivo, nos termos de Derrida, desde Freud e Benjamin aos nossos dias. Seguimos perguntando, portanto – e este é o motivo que nos leva a abordar o tema nesta chamada –, pela presença-ausência do corpo nas grafias do eu, pela transmutação em corpus daquilo que se pode ler tantos nas estrelas quanto na palma de uma mão: é sobre esta dialética entre corpo e corpus, vida e arte século XXI adentro que propomos o desafio de re-pensar nesta edição da revista Landa

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Convite REM/SC _1º Encontro_ 13/04/2015


XXIII Encontro do ICOFOM LAM


Concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento - 2015

Bolsas de Formação Avançada

Data de Abertura do concurso: 7 abril 2015.

Visão Geral e Objetivos

O concurso de bolsas individuais apoia os melhores investigadores que pretendam desenvolver projetos de I&D para obtenção do grau de Doutoramento ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais ou estrangeiras, em qualquer área do conhecimento.
Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) - Destinam-se a candidatos doutorados, preferencialmente há menos de seis anos, para realizarem investigação em instituições científicas portuguesas de reconhecida idoneidade. A duração máxima da bolsa é de seis anos, mediante parecer favorável na avaliação intermédia (feita no fim do primeiro triénio).
Bolsas de Doutoramento (BD) - Destinam-se a licenciados ou mestres que pretendam ingressar num ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, desenvolvendo um projeto de investigação. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
Bolsas de Doutoramento em Empresas (BDE) - Destinam-se a licenciados ou mestres que pretendam ingressar num ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, desenvolvendo um projeto de investigação em ambiente empresarial. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/individuais2015.phtml.pt