quarta-feira, 1 de abril de 2015

VIII Encontro Regional Sul de História Oral

Estão abertas as inscrições para os simpósios temáticos e os minicursos do VIII Encontro Regional Sul de História Oral. Confira no site as informações detalhadas sobre os mesmos e aproveite a oportunidade de um evento desse porte sendo realizado na Univille.

O Geipac estará presente, vamos nessa!

terça-feira, 31 de março de 2015

História Ambiental em foco


07/05/2015 - 14:00 às 17:30
 
Proponentes: Prof. Me. Martin Stabel Garrote (FURB); Kahina Thirsa (Acadêmica FURB)

A História Ambiental é uma área interdisciplinar e busca compreender as relações positivas e negativas da interação entre os seres humanos e a natureza de forma não dicotômica, indissociável. A História Ambiental surgiu em decorrência das transformações na História após o movimento dos Annales, e paralelamente pelos anseios dos movimentos sociais ambientalistas e fóruns mundiais sobre a Questão Ambiental. Por volta de 1970, como campo teórico formado se desenvolve na academia. No Brasil a partir de 1980 diversos estudos apresentaram múltiplos enfoques teóricos e metodológicos, assim como novas formas instrumentais e fontes de pesquisas, o que possibilitou trazer a tona novos problemas e rediscutir outros já analisados sob o enfoque da História Ambiental. A História Ambiental preocupa-se em investigar como os ambientes do passado foram transformados, as formas de ocupação e uso dos solos, dos elementos da biodiversidade, os impactos e influências no desenvolvimento da cultura humana. Considerando também as percepções, simbolismos, ideias e valores sobre o mundo natural durante nossa História humana. Por ser uma área interdisciplinar, este simpósio temático possibilita, assim como na História Ambiental, um diálogo com outras disciplinas como a antropologia, a biologia, geografia, geologia, sociologia e principalmente a ecologia e conservação da natureza. Desta forma o objetivo do mini simpósio “História Ambiental em foco”, é promover um espaço de debate e socialização de pesquisas ligadas às relações entre sociedade e natureza de forma interdisciplinar.
 


XXII Semana Acadêmica de História, de 4 a 8 de maio de 2015, na Universidade Regional de Blumenau. Saiba mais em: (http://gphavi.blogspot.com.br/2015/02/xxii-semana-academica-de-historia-da.html)

Grato 
 
Martin Stabel Garrote Historiador Ambiental e Mestre em Desenvolvimento Regional
Pesquisador do Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí - FURB

segunda-feira, 30 de março de 2015

Artigos para a RBTS

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais
A Revista Científica da Universidade do Vale do Itajaí - UNiVALI que tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado preferencialmente à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produto ou processo, que possa ser caracterizado como Tecnologia Social.
ISSN - 2358-2200

Chamada de Artigos – número 03

Prezados Professores e/ou Mestrandos,
Está aberto o prazo para o envio de artigos ao segundo número da Revista Brasileira de Tecnologias Sociais (RBTS). A Revista está vinculada aos Mestrados Profissionais da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Itajaí, Santa Catarina, nas áreas da Saúde e Gestão do Trabalho e Gestão de Políticas Públicas.
"Neste segundo número, estaremos recebendo Artigos com até 40 mil caracteres, Comunicações Científicas com até 30 mil caracteres e Resenhas – com até 15 mil. O prazo para o envio dos textos é até o dia 15/05/2015.
Informações para submissão estão no site da Revista. Os textos devem ser enviados na formatação que está colocada no tópico “diretrizes para autores”. Fora desse padrão, o material será devolvido ao autor.
A segunda edição da RBTS está em fase de revisão e diagramação pela editora da Univali e deverá estar on-line nos próximos dias".
A Revista pode ser acessada no site: www.univali.br/periodicos

Cordialmente,
Prof. Dr. Carlos Golembiewski
Prof. Dra. Fabíola H. Chesani

Editores da Revista

Gallaecia - III Congresso Internacional de Lingüística Histórica

A pedido de vários grupos que estão preparando sessões coordenadas, decidimos ampliar o prazo de submissão de propostas para o Gallaecia - III Congresso Internacional de Lingüística Histórica até o dia 30 de abril de 2015. Durante esse novo prazo, as cotas e condições de pagamento serão as mesmas aplicadas até 31 de março.

Aproveitamos para informar que na nossa página web (http://ilg.usc.es/3cilh/) é possível consultar a relação provisória dos congressistas que vão participar do evento. E, também, publicaremos a programação completa dos simpósios, que já se encontra fechada, 
no começo do mês de abril.

Outra informação disponível na nossa página é a dos alojamentos. Devido à data do congresso, próxima da festa do Apóstolo, ou seja, quando a cidade recebe o maior fluxo de visitantes, lembramos que é conveniente fazer com certa antecedência as reservas para a estadia.

Agradecemos a todos pelo interesse em participar conosco deste evento.



Saudações cordiais,

Comité Organizador de Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica

domingo, 29 de março de 2015

Palestra com Fabio Magalhães

Convida a todos para palestra com  Fabio Magalhães dia 8 de abril no auditório da reitoria da Univille. 

Para Participar
Fazer sua inscrição na plataforma educativa wwww.schwanke.org.br  através do link http://goo.gl/forms/rnoIRGBDyO 



Programa de Treinamento em Documentação em Museus do CIDOC-ICOM.

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), busca promover a qualificação técnica de profissionais de museus paulistas. Com esse objetivo, desde 2013, a Secretaria e seus colaboradores realizam, em parceria com o Comitê Internacional de Documentação do ICOM (CIDOC-ICOM) e o Museu da Texas Tech University, o Programa de Treinamento em Documentação em Museus do CIDOC-ICOM.

Direcionado tanto para profissionais experientes como para principiantes, o programa reunirá especialistas da área e profissionais da documentação em busca de orientações e treinamento. Serão oferecidos cursos tanto de níveis avançados quanto básicos, com aulas em português, inglês (com tradução simultânea) e espanhol. Não há pré-requisitos para os cursos introdutórios. Os alunos serão contemplados com um certificado em caso de realização completa das disciplinas do curso.  Mais informações: www.sisemsp.org.br