quarta-feira, 19 de agosto de 2015

oficina "Museus e Mídia Digital"

Estão abertas as inscrições para a oficina "Museus e Mídia Digital" ministrada pela museóloga Cláudia Porto, que debaterá boas práticas e casos de sucesso do uso das ferramentas digitais em museus e centros de cultura no Brasil e no exterior.
A oficina debaterá o impacto da revolução digital em museus e outras instituições culturais. Serão apresentados casos de estudo de instituições brasileiras e estrangeiras que utilizam, com sucesso, a internet e a mídia social como meio de interação com o público, tais como oLouvre (França), o Rijksmuseum (Holanda), o Museu da Imigração (SP) e o Museu de Arte Naïf (RJ). Serão abordados também projetos culturais e campanhas de caráter global, comoGoogle Art, a #MuseumWeek 2015 e as redes digitais de museus na América Latina.
Principais tópicos abordados:
  • Mídia digital: impacto na sociedade no mundo e no Brasil; relevância em números;
  • A internet e as ferramentas de marketing das instituições culturais;
  • A mídia digital na interpretação e reinterpretação de coleções;
  • Casos de estudo;
  • Como criar um projeto digital (exercício em classe);
  • Indicadores de resultados;
  • Ferramentas gratuitas online;
  • Um caminho para cada instituição.
Público-alvo: A oficina é voltada para museólogos, estudantes de Museologia e outros profissionais de museus e instituições culturais (tais como bibliotecas, arquivos históricos e afins), leigos em Informática, com conhecimento básico sobre a web.
Carga horária: total de 7h30
Datas: 25 a 27 de agosto (terça a quinta-feira)
Horário: 3ª., 4ª. e 5ª., das 18h às 20h30
Mais informações e inscrição em:

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

87ª Defesa de Dissertação do MPCS


Fronteiras, a Revista Catarinense de História


É com satisfação que a ANPUHSC divulga a publicação do número 25 da revista Fronteiras, a Revista Catarinense de História -  Dossiê Ensino de História, que traz um convite à reflexão de profissionais dos diferentes níveis de ensino e acadêmcios que acreditam, buscam e fazem do seu oficio uma luta constante por formas diferenciadas de apreender e ensinar História para além das velhas formas canômicas. 

Para acessar Fronteiras, a Revista Catarinense de História viste a página:
http://www.anpuh-sc.org.br/revfront_25.htm


Abraço e boa semana!
--
ANPUH - SC

III Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário


Tema- Tecnologia: Informação, Documentação, Patrimônio



INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 14 DE SETEMBRO
SUBMISSÕES DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ O DIA 24 DE AGOSTO

SITE: http://musaetec.com/seminario/




Edital FAPESC PROEVENTOS - fase 3

Alteração de Cronograma  - Proeventos  2015/16 para submissão ao EDP de 14/08 p/ 03/09/15 conforme errata em anexo.
________________________________________________________________________________________________________________________________

Objetivo -  Apoiar eventos de difusão da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina, nas categorias Estadual, Nacional e Internacional, em todas as áreas do conhecimento.

Cronograma 

Fase 3: Eventos a serem realizados entre 01 de novembro e 29 de fevereiro de 2016.
Data início submissão:  02/06/15
Data limite submissão: de 20/08/15 P/ 11/09/15

Requisitos para submissão de proposta:
 - titulação mínima de mestre;
- o evento deve estar relacionado à difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, não tendo caráter exclusivo de curso;

Recursos Financeiros - os recursos serão disponibilizados conforme a categoria:
Regional/Estadual:  até R$ 15.000,00
Nacional: até R$ 20.000,00
Internacional: até R$ 30.000,00

Itens financiáveis -
- passagens aéreas ou terrestres, para palestrantes;
- serviços de terceiros de pessoa jurídica:
    - aluguel de salas e auditórios;
    - locação de equipamentos e serviços em áudio, vídeo, foto e tradução simultânea;
    - editoração eletrônica para publicação online de anais e resultados do evento;
    - traslado de palestrante (exceto taxi);
    - hospedagem para palestrantes;
    - Pacote Econômico de tarifas do Banco do Brasil;

Documentos necessários para a submissão da proposta:
- Currículo Lattes atualizado;
- Carta de Concordância da Univille;
- Carta de Concordância de outras instituições intervenientes envolvidas na promoção ou organização do evento.

Acesse o Edital na íntegra: http://www.fapesc.sc.gov.br/images/stories/2015/proeventos_2015_2016_edital_cp_fapesc_01_2015.pdf