terça-feira, 25 de setembro de 2012

5º Forum Nacional de Museus


Acontece na cidade de Petrópolis entre os dias 19 e 23 de novembro o 5º Forum Nacional de Museus.

 

"Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais de museus, museólogos, historiadores, antropólogos, arqueólogos, educadores, professores, secretários estaduais e municipais de cultura, agentes culturais, estudantes e demais interessados.
O Fórum Nacional de Museus tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
O 5ª Fórum Nacional de Museus pretende discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Constitui-se ainda como um espaço de intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, academias, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.
 
O tema deste ano será: 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade." (informações retiradas do site do Ibram)
 
O Geipac estará presente! Entre os 73 inscritos para a modalidade oral, o trabalho enviado pela profa. Sandra Guedes, pela Arq. Roberta Silva e pela Cibele Ferrari entitulado "O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA" foi um dos 24 aprovados.
 
Parabéns! É o Geipac em ação!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Univille na TV Tcheca

Segue vídeo disponível no site do Museu dos Compatriotas Emigrantes no Brasil na República Tcheca em que nosso colega Petr menciona sua vinda a SC e sua relação com a Univille. Em idioma original, claro. Apesar de difícil compreensão por causa do idioma, é possível ver mais sobre o museu e a cidade.

Aos 3:36 do vídeo você ouve sobre nós!

Veja o site do museu aqui.

Não entendeu do que estamos falando? Clique aqui.

A turma VI vem aí.....

As inscrições para a turma VI do MPCS logo irão abrir!

Além da grade nova já implantada este ano com a turma V (e que está ainda mais excelente), a nova turma vem com mais novidades, fique ligado no processo seletivo e nas formas de ingresso! E já vá se preparando!!!!!

O MPCS e a cidade!

Investigar o passado para conhecer melhor o presente é uma das muitas discussões que rondam o ofício do historiador, e lidando com o patrimônio cultural de forma interdisciplinar essa investigação torna-se muito rica e enriquecedora para a sociedade em que este conhecimento está sendo produzido. Não pretende-se discutir esta questão, apenas mostrar aos leitores do blog a reportagem que saiu no Jornal Notícias do Dia de Joinville nesse final de semana sobre as mudanças pelas quais a cidade, em especial a região central, passou com a implantação de novos serviços e casas de comércio.

A colônia Dona Francisca recebia profissionais especializados e também consumidores acostumados a serviços assim. Não somente o desenvolvimento industrial marca a colônia que inicialmente pretrendia-se que fosse agrícola, mas também a gama de serviços que acompanhou este desenvolvimento, e hoje se tornou um importante setor na cidade.

O jornal apresenta discussões feitas pelo integrante do Geipac Laércio Pavanello que defendeu sua dissertação recentemente. É para o grupo motivo de grande orgulho poder contribuir com a compreensão que a Joinville de 2012 procura ter do passado, e é isso que nos motiva!




Revista Confluências Culturais

O Geipac tem a alegria de dividir a notícia a seguir com os leitores do blog:

"A Revista Confluências Culturais acaba de publicar seu primeiro número, esta é a nova versão da Revista UNIVILLE, cuja primeira edição foi publicada em novembro de 1995. Na época a Revista foi estruturada com um Comitê Editorial interno e consultores externos e internos, indicados por área de atuação e titulação formal. A partir de 2000, com a criação da Editora Univille, associada à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), a revista passou a ser subordinada a uma política editorial mais ampla e manteve a regularidade de publicação com tiragens de 500 a 1.000 exemplares até julho de 2010, alternando edições temáticas e multidisciplinares. Em 2011, a Revista UNIVILLE foi redefinida em formato eletrônico e seu eixo temático passou a focar Educação, Cultura e Sociedade, para se constituir em um veículo em prol da consolidação do curso de pós-graduação stricto sensu em Patrimônio Cultural e Sociedade, em busca de uma dimensão nacional e internacional, alterando o nome para Revista Confluências Culturais."

(texto retirado da divulgação da revista)

Você pode conhecer melhor a revista clicando aqui!




Leia, divulgue, envie trabalhos!