terça-feira, 19 de março de 2013

Resumo da pesquisa - Fernanda

Hoje, o trabalho da Fernanda:

 Arqueologia da escravidão numa vila litorânea: vestígios negros em fazendas oitocentistas de São Francisco do Sul (Santa Catarina)

A pesquisa "Arqueologia da escravidão numa vila litorânea: vestígios negros em fazendas oitocentistas de São Francisco do Sul (Santa Catarina)" se trata de um primeiro estudo arqueológico sobre a escravidão nas fazendas oitocentistas de São Francisco do Sul (Santa Catarina), no intuito de compreender a atuação da mão de obra escrava nesses espaços e produção cultural presente nesses estabelecimentos. Essas questões foram abordadas a partir da análise de três antigas propriedades agrícolas localizadas na parte continental do município (Distrito do Saí) e de documentos oficiais, jornais, mapas, fotografias e depoimentos orais. Considerando que havia uma lacuna relacionada aos locais de trabalho, moradia e objetos cotidianos dos escravos da vila, a perspectiva arqueológica tentou ampliar os estudos ao reunir diferentes fontes de pesquisa e elaborar algumas interpretações sobre os espaços e vestígios relacionados à escravidão. Habitações simples e uma cultura material marcada por traços peculiares se fizeram presentes em São Francisco do Sul, mostrando que a população negra e escrava, ademais de ter acompanhado o processo de ocupação do território, construiu e reelaborou de forma sutil seus elementos culturais nesse espaço. Esse trabalho está vinculado a uma pesquisa interdisciplinar financiada pela Capes e integra o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural da UNIVILLE.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Resumo da pesquisa - Cibele


Nos próximos dias estaremos publicando o resumo das últimas defesas de dissertação de integrantes do GEIPAC. Dessa vez, apresentamos o trabalho da Cibele.

A contribuição da teoria das representações sociais para o estudo do patrimônio cultural - o exemplo da Ilha da Rita/SC


 

 A Ilha da Rita pertence ao município de São Francisco do Sul e está localizada na baía Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. Foi uma base naval de importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial, utilizada como posto de abastecimento. Em 1999 foi cedida à Universidade da Região de Joinville, que, desde então, vem realizando diversos estudos no local e, nos últimos dois anos, está desenvolvendo projetos interdisciplinares que objetivam a sua requalificação. A pesquisa realizada para elaboração da presente dissertação, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é resultante de um desses projetos e objetivou compreender quais as representações sociais da população de São Francisco do Sul sobre a Ilha da Rita, partindo da hipótese de que ela seja considerada um patrimônio cultural. Buscou-secompreender esse patrimônio considerando seus aspectos históricos, sociais, econômicos, geográficos, ambientais e, principalmente, sua relação com os indivíduos, como é representado e como poderá ser apropriado e ressignificado. 
Ilha da Rita
Utilizou-se, para isso, da Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici e compreendendo que estas são importantes para discutir o patrimônio cultural na contemporaneidade. Além das obras relacionadas à teoria das representações sociais, a pesquisa bibliográfica buscou aprofundar os conceitos de patrimônio cultural, memória, identidade, identificação e interdisciplinaridade. Por meio dessa teoria é possível identificar as ideias-força que orientam a ancoragem das representações socialmente construídas, e é a partir da compreensão dessas ideias, denominadas thematas, que as atividades devem ser direcionadas. Para isso, optou-se pela realização de uma pesquisa qualiquantitativa  com a aplicação de 300 formulários com 28 perguntas e 18 entrevistas orais utilizando a metodologia da história oral. Com a tabulação destas informações foi possível realizar a análise dos dados estatísticos e aqueles obtidos nas entrevistas. A verificação destes elementos possibilitou identificar fatores sociais determinantes relacionados aos grupos, tais como idade, escolaridade, ocupação profissional e local de moradia. 
O fator social relativo à escolaridade se destacou em relação à concepção de patrimônio cultural e chama a atenção para a importância da educação na sensibilização dos indivíduos frente ao seu patrimônio. Contudo, percebemos que as representações sobre o patrimônio cultural em São Francisco do Sul estão fortemente ancoradas em uma identificação comunitária, não sendo possível verificar distinções entre grupos. Por meio do boca a boca são repassadas as informações dentro da cidade e percebemos consenso em várias respostas. Essa identificação comunitária é fruto da força das thematas, que orientam a gênese das representações sociais. A themata identificada em torno do patrimônio cultural da Ilha da Rita refere-se à importância da história representada nele, e da possibilidade de sua utilização como recurso turístico. Além disso, essa pesquisa evidenciou que a população tem necessidade e vontade de participar mais das decisões em torno do que é seu. 
Sugerem-se atividades voltadas à educação patrimonial  e a participação democrática destas pessoasnas decisões da gestão pública, o que irá potencializar a relação delas com sua cultura e a utilização da mesma como recurso turístico.