segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Visita internacional!


A visita internacional que recebemos em julho foi o Petr Polakovic - diretor do Museu do Compatriotas Emigrantes no Brasil, situado em Ralsko/República Tcheca.
 
Petr vem há anos estudando a emigração que aconteceu no século XIX do Reino da Boêmia para o Brasil, quando muitos desses migrantes acabaram chegando à Colônia Dona Francisca. Ele, que está iniciando o seu doutorado sob o tema Migrações, iniciou essas buscas quando descobriu que alguns ascendentes seus haviam vindo para o Brasil.
 
Entrou em contato com a Univille pois viria novamente ao Brasil para aprofundar sua pesquisa. Durante a visita a Joinville, também foi a São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá, Blumenau em busca de informações sobre esses migrantes que viviam em solo onde hoje fica o Estado Tcheco. Por fim, seguiu para São Paulo e Brasília, onde foi procurar mais informações sobre a migração da família do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
 
Essa visita foi algo muito importante não apenas pelo contato que ele teve com a Universidade, mas também pelos laços de pesquisa estabelecidos com o Douglas, que está pesquisando sobre  as representações sobre migrantes existentes no museu dirigido por Petr Polakovic. Eles andaram juntos, trocaram conhecimentos e experiências e o diálogo continua.

O Jornal Notícias do Dia publicou uma reportagem sobre a vinda do Petr ao Brasil, clique aqui para conferir!
  
Estamos torcendo pelo desenvolvimento da tese do Petr, da dissertação do Douglas e do desenvolvimento de laços de colaboração de pesquisa com outros locais do mundo!

 

Estamos de volta!!!


Dois meses depois, o blog está ganhando atenção novamente!

Mas isso tem explicação: estamos todos a mil por hora!!!!

Muita coisa aconteceu após as apresentações individuais e a do grupo sobre o MASJ no I Enipac que ocorreu na Univille entre os dias 20 e 22 de junho. Aliás, as apresentações de qualidade nas tardes de comunicação, as palestras interessantíssimas e os eventos paralelos, como as defesas de dissertação, fizeram do evento um sucesso! Obrigado a tod@s que compareceram e prestigiaram o evento! Em 2014 ocorrerá o II Enipac!

Após o Enipac, a Profa. Sandra Guedes, o Daia e a Cibele foram para Évora em Portugal participar da 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais para apresentar suas pesquisas e resultados, incluindo a do Diogo Marinho que foi apresentada pela profa. Sandra. Um evento de altíssima qualidade, que ampliou os horizontes de pesquisa, promoveu contatos, trazendo na mala muita inspiração para a continuação dos trabalhos. Encontros memoráveis também marcaram estes dias: Serge Moscovici, Denise Jodelet, William Doise, Ivana Marková, Martha de Alba, Ângela Arruda, Pedrinho Guareschi, Celso Pereira de Sá, entre outros! Sem contar a cidade linda que é Évora, recomendamos a visita!!

Na semana passada, de 19 a 22 de Agosto ocorreu em Florianópolis o XIV Encontro Estadual de História da Anpuh. No dia 21 a profa. Sandra Guedes participou de uma mesa redonda discutindo patrimônio cultural: representações do passado e projeções de futuro. O Douglas, a Fernanda e a Cibele participaram dos simpósios temáticos apresentando as pesquisas que estão desenvolvendo no MPCS.

Na próxima semana, de 3 a 6 de setembro ocorre em Niterói o I Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. O evento é promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - Aninter, da qual o Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade faz parte. Vários alunos e professores do MPCS estarão presentes apresentando as suas pesquisas, incluindo os membros do GEIPAC! A profa Sandra Guedes irá coordenar o GT de Memória e Patrimônio. A Cibele irá apresentar sobre a pesquisa que está desenvolvendo com a orientação da Profa. Sandra e alguns dos demais integrantes do projeto RITA irão apresentar o projeto que o grupo está desenvolvendo, incluindo a Profa. Dione, a Fernanda, a Arq. Roberta e o Prof. João.

O projeto RITA é um grande projeto interdisciplinar que está sendo desenvolvido pelo GEIPAC que,  integrando conhecimentos de áreas como história, arqueologia, arquitetura, biologia, geografia e psicologia social, busca reunir informações e gerar conhecimento sobre o patrimônio cultural e ambiental da Ilha da Rita produzindo uma proposta de revitalização da mesma.

Ufa, quanta novidade!!!! Temos trabalhado muito!!!! Mas as novidades não param por aí!!! Já entramos na época de qualificações da turma IV!! Cibele já qualificou, Fernanda, Murilo e Roberta já estão com as suas qualificações agendadas! Muita inspiração para esse povo!!

Logo logo colocaremos um post no blog sobre a visita internacional que recebemos em julho!